
Alongamentos são movimentos ou posturas que visam aumentar a flexibilidade muscular e melhorar a amplitude de movimento das articulações. Consistem em alongar grupos musculares de forma controlada e podem ser realizados antes ou depois de atividades físicas, ou mesmo como uma prática autônoma para relaxamento.
Flexibilidade
Aumenta a capacidade de movimentação das articulações (amplitude de movimento de uma dada articulação que permite uma função normal).
Prevenção de lesões
Reduz o risco de distensões musculares e outros problemas durante a prática de exercício físico ou atividades do dia a dia.
Alívio da tensão muscular
Relaxa os músculos e alivia dores e rigidez causadas pelo sedentarismo ou pelo esforço excessivo.
Postura
Ao trabalhar os músculos de forma equilibrada, os alongamentos aumentam a perceção da nossa postura.
Alongamento Estático
Envolve manter uma posição por um período (geralmente de 15 a 60 segundos).
Alongamento Dinâmico
Movimentos controlados que alongam os músculos e aumentam a temperatura corporal. Geralmente utilizado como aquecimento antes de atividades físicas.
Alongamento Passivo: é feito por uma terceira pessoa, levando a amplitude articular para além do que é possível fazer ativamente.
Alongamento Ativo: Utiliza apenas a força dos próprios músculos para sustentar a posição de alongamento.
Alongamento com técnica de facilitação neuromuscular: uma contração muscular forte seguida de um alongamento, tirando partido da facilitação do movimento, devido à resposta fisiológica do músculo.
Dedicar alguns minutos do dia a alongamentos ajuda a combater os efeitos do sedentarismo e para melhorar o seu bem-estar em geral. Atividades como yoga ou pilates podem ser incorporadas para complementar essa prática.